Produções Artísticas e Culturais para o público infanto-juvenil
Dentre as produções artísticas e culturais para o público infanto-juvenil podemos considerar livros, músicas, cinema, teatro, dança, programas de TV, filmes, entre outros. Propiciar às crianças e aos adolescentes um contato com as produções culturais é uma maneira de contribuir para a constituição do ser destes sujeitos, enriquecendo a formação artística e cultural, propiciando uma aprendizagem cultural, educativa, estética e artística.
Torna-se importante criar reflexões sobre os mecanismos da cultura e os diferentes processos de interação entre a arte, a cultura e a infância para melhor compreender como estes mecanismos e processos podem contribuir para o crescimento qualitativo deste público e para a valorização da arte.
Buscando uma compreensão melhor qualificada sobre a questão da produção artística voltada para o público infanto-juvenil, encontramos referências que falam sobre o teatro e a literatura, um pouco sobre a dança, assim como a música que possui em suas vertentes um espaço dedicado ao público infanto-juvenil.
Desta forma o Projeto Acorde para Arte surge, inicialmente, como uma proposta de produção musical voltada para este público, que aborda também as linguagens artísticas das artes visuais, integrando a dança e o teatro, valorizando este tipo de produção.Em relação a música, normalmente encontramos canções desenvolvidas com funções educacionais e de entretenimento. A música infantil teve um grande impulso a partir dos anos 80 no Brasil e segundo Vicente (2008:102) foi totalmente construída e apoiada pela indústria nos programas de televisão desenvolvidos para este público. Sabemos que alguns grupos de música estão preocupados com a valorização da música para o público infanto-juvenil buscando letras menos banalizadas, mais críticas e que tenham a ver com o contexto das crianças e dos adolescentes. Podemos destacar grupos como o “Palavra Cantada” criado por Sandra Peres e Paulo Tatit, o grupo “Lenga la Lenga” e profissionais da música como Tatiana Rocha, Bia Bedran, Hélio Ziskind, que desenvolvem este tipo de produção.
Pautados em referências sobre as produções artísticas para o público infanto-juvenil, criamos reflexões, problematizações, questionamentos e diálogos sobre a importância destes tipos de produções. As ações do projeto são resultados de um trabalho refletido, pensado e elaborado para abranger este público, colocando-o em contato com as linguagens artísticas, com a arte brasileira, contribuindo e enriquecendo para sua formação artística e cultural.
Desta forma Acorde para Arte desponta com o desafio de promover uma produção artística de qualidade voltada para o público infanto-juvenil, que merece uma atenção especial.
Texto escrito por: Lidiane Reis/Arte-educadora e Bailarina
Nenhum comentário:
Postar um comentário