Quem somos?

Minha foto
Somos de qualquer lugar
Respiramos arte...Vivemos arte...Passa em nossas veias um sangue diferente, talvez seja até colorido...rsrs E temos uma missão que muitos não irão compreender... Mas tudo bem, não queremos ser compreendidos, só queremos distribuir um pouquinho do que mais gostamos de fazer, Arte. Percebemos que só somos felizes se estivermos integrados entre nós e entre as linguagens artísticas, seja qual for o lugar em que vivemos. Não nos falta disposição e força de vontade para crescermos!!! Então, não nos falta nada. Mas cuidado!!! Ao ler e participar deste blog, poderá ser contaminado! E se isso acontecer, seja bem vindo ao nosso mundo!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Reflexão e Ação


Produções Artísticas e Culturais para o público infanto-juvenil
Dentre as produções artísticas e culturais para o público infanto-juvenil podemos considerar livros, músicas, cinema, teatro, dança, programas de TV, filmes, entre outros.
 Propiciar às crianças e aos adolescentes um contato com as produções culturais é uma maneira de contribuir para a constituição do ser destes sujeitos, enriquecendo a formação artística e cultural, propiciando uma aprendizagem cultural, educativa, estética e artística. 
Torna-se importante criar reflexões sobre os mecanismos da cultura e os diferentes processos de interação entre a arte, a cultura e a infância para melhor compreender como estes mecanismos e processos podem contribuir para o crescimento qualitativo deste público e para a valorização da arte.
Buscando uma compreensão melhor qualificada sobre a questão da produção artística voltada para o público infanto-juvenil, encontramos referências que falam sobre o teatro e a literatura, um pouco sobre a dança, assim como a música que possui em suas vertentes um espaço dedicado ao público infanto-juvenil.
Desta forma o Projeto Acorde para Arte surge, inicialmente, como uma proposta de produção musical voltada para este público, que aborda também as linguagens artísticas das artes visuais, integrando a dança e o teatro, valorizando este tipo de produção.
Em relação a música, normalmente encontramos canções desenvolvidas com funções educacionais e de entretenimento. A música infantil teve um grande impulso a partir dos anos 80 no Brasil e segundo Vicente (2008:102) foi totalmente construída e apoiada pela indústria nos programas de televisão desenvolvidos para este público. Sabemos que alguns grupos de música estão preocupados com a valorização da música para o público infanto-juvenil buscando letras menos banalizadas, mais críticas e que tenham a ver com o contexto das crianças e dos adolescentes. Podemos destacar grupos como o “Palavra Cantada” criado por Sandra Peres e Paulo Tatit, o grupo “Lenga la Lenga” e profissionais da música como Tatiana Rocha, Bia Bedran, Hélio Ziskind, que desenvolvem este tipo de produção.
Pautados em referências sobre as produções artísticas para o público infanto-juvenil, criamos reflexões, problematizações, questionamentos e diálogos sobre a importância destes tipos de produções. As ações do projeto são resultados de um trabalho refletido, pensado e elaborado para abranger este público, colocando-o em contato com as linguagens artísticas, com a arte brasileira, contribuindo e enriquecendo para sua formação artística e cultural.
Desta forma Acorde para Arte desponta com o desafio de promover uma produção artística de qualidade voltada para o público infanto-juvenil, que merece uma atenção especial.
Texto escrito por: Lidiane Reis/Arte-educadora e Bailarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário