Quem somos?

Minha foto
Somos de qualquer lugar
Respiramos arte...Vivemos arte...Passa em nossas veias um sangue diferente, talvez seja até colorido...rsrs E temos uma missão que muitos não irão compreender... Mas tudo bem, não queremos ser compreendidos, só queremos distribuir um pouquinho do que mais gostamos de fazer, Arte. Percebemos que só somos felizes se estivermos integrados entre nós e entre as linguagens artísticas, seja qual for o lugar em que vivemos. Não nos falta disposição e força de vontade para crescermos!!! Então, não nos falta nada. Mas cuidado!!! Ao ler e participar deste blog, poderá ser contaminado! E se isso acontecer, seja bem vindo ao nosso mundo!

Realises

Quem somos?

Neste espaço, temos a oportunidade de mostrar um pouquinho de cada integrante do "Acorde para Arte"

 Músicos 


Ednilson Oliveira (tecladista e cantor)
Tecladista há 14 anos, seu currículo passa por diversos estilos musicais, tocando com bandas Gospel, MPB, Samba e Pagode. Foi aluno do Conservatório de Música e Dança Ivanildo Rebouças de Cubatão e aluno de Marcelo Elias (músico que acompanhou por muitos anos Sandy e Junior e atualmente toca com Pedro Mariano). Membro do Coral Zanzalá de Cubatão e atuante  nas noites da Baixada Santista, desenvolve suas práticas musicais como tecladista e cantor .Além disso, já atuou na Banda Jesus Música Viva e atualmente é integrante da banda Conexão Vida Nova. Tem como referência grandes músicos, como: Marcelo Elias, Chick Corea, Hermeto Pascoal,  Ed mota, Stevie Wonder, Sivuca , Dominguinhos,  etc..


Fábio Santos (Cantor e compositor)
Fábio Santos., nascido em Cubatão,  iniciou sua experiência artística ainda criança como cantor mirim e desde então,  estuda canto e desenvolve sua arte como Back Vocal em studios e apresentações de bandas de vários gêneros musicais como MPB e Gospel. Atualmente é integrante da banda Novo Cenáculo de música gospel e da Cia Sonarte de Música e arte para cerimônias religiosas e eventos em geral.  Fez parte da criação do projeto Acorde para Arte desde o início, atuando como intérprete e performance cênica.


Leandro  Janu (Contra-baixista)
Baixista há 15 anos,além de contra-baixo, é um excelente violonista e  já passou por experiências musicais variando por diversos estilos. Já fez participações em bandas  diversas como: Frutos do Espírito (Gospel), na gravação do cd Rumo Certo da banda Jesus Música Viva, participação no show da cantora Adriana e Maria do Rosário  e como  Free Lance em grupos como Exalta Samba, Jeito Moleque, Boca Loka e Délcio Luís. Dedicado em tudo que se propõe, seu forte é música Instrumental, tendo a oportunidade de tocar em diversos estados brasileiros  e também fora do país. Atualmente é integrante de uma banda instrumental chamada Ultra Five, que em 2009 e 2010  acompanhou a Cantora Camila Tavares,  ganhando um festival de MPB no Rio de Janeiro. Reconhecido no meio dos músicos por ter uma levada marcante e pela facilidade demonstrada com vários estilos, continua em busca do conhecimento musical estudando com o renomado Chico Gomes. Além do atual professor, suas principais referências são: Victor Wooten, Artur Maia e Laboriel.


Gabriel Martins Percussionista
Autodidata, aos quatro anos de idade se apaixonou pela bateria ao assistir apresentações da banda da igreja que frequentava. A partir daí, passou a usar as panelas de casa como seu instrumento. Somente aos dez anos de idade ele ganhou a sua primeira bateria. Com o incentivo de um primo, inscreveu-se para participar do Concurso Nacional de Bateristas, o Batukinha!, ficando entre os três finalistas de um número expressivo de candidatos de todo o Brasil. No palco da Sala Guiomar Novaes, em São Paulo, surpreendeu a todos os presentes ao se apresentar na categoria do Concurso Nacional para bateristas de até 13 anos de idade. Com 11 anos, na época, ele foi eleito vencedor por unanimidade por um júri formado por grandes nomes da bateria, nacionais e internacionais: Dom Famularo, Charles Gavin, Jim Chapin, Julio Figueiroa, Sam Aliano e Aquiles Priester.
Desde então, Gabriel vem se dedicando ao estudo da arte da bateria, no IBVF, tendo Vera Figueiredo como sua mentora. Charles Gavin e Lara Campos, também bateristas, colaboram com os estudos desse talento incontestável que, logo cedo, conquistou admiradores.
Gabriel quer viajar pelo mundo tocando com diversos artistas, desejo esse que se tornará realidade facilmente, pois se trata de um talento incontestável.

Fellipe Rodrigues (guitarrista e violonista)

Violonista, Fellipe ganhou seu primeiro violão de seu avô há mais de 10 anos, e a partir daí começou a praticar aquilo que sempre foi sua grande paixão: a música. Após um tempo, adquirida a primeira guitarra, passou a musicar na Paróquia São Francisco de Assis, em Cubatão, onde pôde desenvolver muito de suas habilidades exercidas até então de caráter autodidata. Incentivado pela família e pelos amigos, aperfeiçoou sua capacidade para a música de forma que tocou em clubes, festas, shows e gravações, além de ter suas próprias composições.Dentre suas experiências, participou em grupos de variados estilos musicais. Entre as bandas de rock, atuou na banda Apostrophes e na católica de trash metal Heavenly Kingdom; também em bandas de MPB como Balaio de Gato; em pop rock, atuou no grupo chamado Jack Soul; e na versão forró pé de serra na banda Raiz da Serra.Além desses exemplos que fizeram parte da vida deste músico, Fellipe atualmente faz apresentações no formato violão e voz com algumas cantoras, além de ser guitarrista da banda Mistério da Fé e Conexão Vida Nova.



 Arte-educadoras
Juliana Finamore, arte-educadora, formada em Educação Artística na Unisanta (Universidade Santa Cecília),  concretizou sua aptidão artística musical e plástica, realizando o projeto "Cantando a Arte Brasileira" como trabalho de conclusão de curso, um trabalho que integrou duas linguagens artísticas: música e artes plásticas. Integrante há 8 anos do coral municipal Zanzalá de Cubatão, já participou de vários eventos culturais como em 2006 na Semana Ceciliana de Artes e Comunicação com exposição de trabalhos plásticos, performance corporal e música em conjunto com o coral Zanzalá,
Durante o ano de 2008, foi participante da Mostra “Intersecção” - Gravuras Unisanta e do Grupo de Gravura “Mariana Quito”, no espaço Olho Latino do Museu João Batista Conti na Estância de Atibaia-SP, com a gravura “Transformação”; do Espetáculo Musical “De tudo se faz canção” com performance e canto coral; e da Exposição “Novos Artistas de Santos” - Mostra coletiva de Artes Visuais, no SESC (SP) de Santos, com escultura em ferro.
O ano de 2009 atuou com perfomance e canto, no Espetáculo “90 anos de Jackson do Pandeiro” SESC-SP (Santos). Apresentou o Projeto Musical “Cantando a Arte Brasileira”, na Semana Afonso Schmidt de Literatura e na Semana Literária, logo em seguida, na Semana da Pátria o mesmo espetáculo foi apresentado também no Bloco Cultural da cidade e além disso promovida oficina, no Centro de Apoio Pedagógico para Professores de Artes de Cubatão e no encerramento do Espetáculo “Brincando com Arte”, no Palácio das Artes - Praia Grande-SP.
Já em 2010, participou como coralista no Espetáculo “Queen Sinfônico”, durante a Virada Cultural Paulista no Palácio das Artes em Praia Grande; atuou como equipe da ação educativa da Galeria Nilton Zannoti como mediadora nas exposições de arte da “Coleção Nemirovsky” e Exposição do Museu do Futebol “Ora Bolas”, exposição “Um Acervo em Preto e Branco”, Exposição de fotografias “Uma Outra Cidade – Iatã Canabrava”.  participou ativamente nos espetáculos “Girabola, Giramundo” e “Arrasta-meu-boi”, como arte-educadora da Oficina de Canto, co-autora, co-produtora e co-diretora, pois os espetáculos foram resultantes da união das linguagens música, dança, teatro e artes plásticas, ministradas também no Palácio das Artes, em Praia Grande. Ainda neste ano participou do “Mapa Cultural Paulista com canto coral, alcançando o prêmio de melhor coral metropolitano da Baixada Santista.
Atualmente participa do Curso de Formatação de Projetos Culturais, realizado pela Prefeitura Municipal de Cubatão, com três meses de duração, bem como do Curso técnico de Rádio/TV/Jornal oferecido pelo Projeto Com.Com (Comunicação Comunitária), também do município de Cubatão.


Amanda Amorim é arte-educadora, licenciada em Artes Visuais pela Universidade Santa Cecília, de Santos. Ministra aulas de artes e de produção em cenário e figurino para alunos do ensino fundamental II da Prefeitura Municipal de São Vicente.
Atualmente é aluna do curso de Formatação de Projetos Culturais, realizado pela Prefeitura de Cubatão, com duração de três meses; do módulo I - Jogos Teatrais, do curso de Iniciação Teatral do SESI-Santos, que possui duração total de dois anos; e do curso de Corte e Costura, do Projeto Amelinha, que é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Santos e o SENAI, que tem duração de dois anos.
Em 2010, como arte-educadora em artes visuais no Palácio das Artes de Praia Grande, ministrava aulas para crianças, adolescentes e adultos, além de oficinas nas escolas para professores. O produto final do 1º semestre resultou em uma Mostra de artes com o tema Futebol, realizada no próprio Palácio. Já no 2º semestre, em um trabalho integrado com as demais oficinas, foram produzidos cenário e elementos cênicos para o espetáculo “Arrasta-meu-boi”, do qual também foi co-autora e co-diretora.
Ainda em 2010, atuou na ação educativa de diversas exposições na Galeria Nilton Zanotti, na Praia Grande. Dentre elas, vale ressaltar “Coleção Nemirovsky – Obras em Destaque”, da Pinacoteca do Estado de São Paulo, que propõe a etinerância de obras originais de artistas modernistas e pós-modernistas como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari. Também orientou visitas na exposição “Ora Bolas! O Futebol pelo mundo”, do Museu do Futebol, que além de fotografias, contava com uma obra de Regina Silveira.
De 2007 a 2009 realizou estágios de artes em escolas de ensino fundamental e educação infantil, sendo que em 2009 o trabalho realizado com crianças de 6 a 9 anos teve enfoque em teatro e dança, voltado para a cultura popular brasileira.
Nos anos anteriores, com destaque para o período de 2005 a 2007, fez parte da equipe da ONG PROECO, em Santos, na qual colaborou para a elaboração e realização de projetos que integravam diversas linguagens artísticas como dança, teatro, música, circo, artes plásticas, moda, fotografia, além de história, esporte e turismo, e que foram aprovados pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santos, Instituto C&A, Fundação Telefônica e Itaú Cultural. Através deste projeto, teve a oportunidade de participar da elaboração do espetáculo “Raízes de Santos”, apresentado no Teatro Municipal de Santos, como produto final do projeto do ano de 2005; da Encenação de São Vicente em 2006, com apresentação de dança afro na abertura; do Desfile da Escola de Samba da Mocidade Alegre de São Paulo, na produção de fantasias para uma ala e na equipe de apoio da escola no desfile de 2007, no qual a escola foi campeã; além de acompanhar diversas apresentações  com o grupo de Maracatu, e de diversas oficinas com o grupo de Graffiti.
Integrou o alunado de alguns workshops e oficinas voltados à cultura popular, como o Workshop de Cavalo Marinho, ministrada no SESC Santos, e a Oficina de Bonecões, no Teatro Municipal de Santos.
Dentre as ações de modo geral no mundo das artes, fez parte da equipe de produção da Virada Cultural Paulista da Praia Grande em 2010, além de participar de congressos e oficinas na área de Museologia.



Lidiane Reis, arte-educadora e bailarina, Bacharel e Licenciada em Dança pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, concluiu o curso realizando o trabalho de pesquisa intitulado de “A Dança para o público infanto-juvenil: a relação entre o ensino e as produções”, em que discutiu as produções em dança para o público infanto-juvenil. Participou de diversos eventos com apresentação de comunicação no XVII Congresso de Arte Educadores do Brasil em Florianópolis – SC, em 2007, e com apresentação Oral e Pôster dos trabalhos intitulados  “Educação Ambiental e Corporal para crianças do ensino público de Viçosa” e “Percepção Artístico-corporal: do jogo à dança” no 4º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária em Dourados, MS em 2009.
Participou de diversas oficinas, palestras, workshops, cursos e fóruns, sobre arte cultura e dança, no decorrer destes anos.
Como bailarina-intéprete-Criadora atuou no espetáculo “O tempo do Homem” no Festival de Dança Teatral da Universidade Federal de Viçosa – MG, em 2005. Como Bailarina-Intérprete de Danças Folclóricas Estrangeiras na Mostra de Cultura Internacional, e Intérprete-Criadora e Produtora do Espetáculo de Dança Contemporânea “Onde Mora o Medo” na Universidade Federal de Viçosa - MG, em 2007. Atuou como Intérprete-criadora de “Brincar de Brigar” (Coreografia de dança contemporânea para o público infanto-juvenil) e da coreografia “Pasión” apresentadas nos Festivais de Dança Teatral da Universidade Federal de Viçosa - MG, em 2008. Em 2009 atuou como bailarina e solista no Espetáculo de Dança “As duas margens do Rio”, na cidade Bueno Brandão - MG.
No ano de 2010 atuou como equipe da ação educativa da Galeria Nilton Zannoti como mediadora nas exposições de arte da “Coleção Nemirovsky” e Exposição do Museu do Futebol “Ora Bolas”, Exposição “Um Acervo em Preto e Branco”, Exposição de fotografias “Uma Outra Cidade – Iatã Canabrava”. Participou ativamente nos espetáculos “Girabola, Giramundo” e “Arrasta-meu-boi”, como arte-educadora da Oficina de Dança, co-autora, co-produtora e co-diretora, já que os mesmos foram resultantes da união das linguagens música, dança, teatro e artes plásticas, oficinas ministradas também no Palácio das Artes, em Praia Grande - SP.
Vale ressaltar que foi monitora na exposição “Coleção Nemirovsky – Obras em Destaque”, da Pinacoteca do Estado de São Paulo, que apresentavam obras originais de artistas modernistas e pós-modernistas como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari. Além de orientar visitas na exposição “Ora Bolas! O Futebol pelo mundo”, do Museu do Futebol, que contava com uma obra de Regina Silveira.
Atualmente é aluna do curso “Arte do Brincante para Educadores”, no Instituto Brincante, na cidade de São Paulo, SP, desenvolvido em oito módulos, o curso oferece um espaço para a reflexão e um repertório de canções, brincadeiras, histórias procedimentos que auxiliam no desenvolvimento da criança quanto do educador.


Michelle Ferreira Gonçalves, arte-educadora, formada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Santa Cecília.
Teve como tema de sua monografia em 2008 o Processo de Produção de Alegorias no G.R.C.E.S União Imperial, onde acompanhou todas as fases dos carros alegóricos, desde a base de caminhão até a desmontagem. Após curso para Comissão Julgadora de Carnaval, em 2011, foi convidada a integrar o quadro de julgadores do Grupo de Acesso de Santos no quesito Alegorias e Adereços.
Fez Especialização em Artes Visuais no ano de 2010, onde teve maior contato com a Arte Contemporânea desenvolvendo trabalhos importantes em Site Especific (técnica onde a obra é feita especificamente com o ambiente escolhido, sendo única, pertencente apenas aquele local). Suas obras feitas em conjunto com um grupo de jovens artistas na areia da Praia do José Menino em Santos, tratavam sobre a violência como um todo, para si, para os outros e para o Meio Ambiente.
Lecionou Arte em diversas escolas da rede pública e privada nas cidades de Santos (2008/09), Cubatão (2007/09), Praia Grande (2009,2011) e São Vicente onde trabalha atualmente.Todas essas experiências enriqueceram sua base na educação.
No palácio das Artes de Praia Grande em 2010, fez parte da Ação Educativa na galeria Nilton Zanotti, recebendo grandes exposições como a Coleção Nemirovsky (pintores modernistas), Ora Bolas (Museu do Futebol), Acervo em Preto e Branco (Fotógrafos Paulistas) entre outros, ampliando seus conhecimentos nas diversas possibilidades de mediação e exposição em Galerias de Arte. Dentro da equipe de Ação Educativa participou de cursos e workshops sobre expografia, arte-educação, museologia, iluminação etc.
Proporcionou capacitação de Arte para professores de Educação Infantil de Praia Grande no projeto Rodapé, onde o objetivo principal era mostrar que o olhar livre das crianças é como dos artistas e deve ser estimulado, sem barreiras ou padrões.
Ainda no Palácio das Artes ministrando oficinas de Artes Visuais, foi co-autora, co-produtora e co-cenógrafa do espetáculo Arrasta- Meu- Boi realizado em conjunto com os alunos das oficinas de dança, canto e teatro. A produção de elementos cênicos foi algo de grande credibilidade pessoal e cultural para crianças, jovens e adultos que ali participaram.
É uma jovem em busca de ações efetivas ligadas a arte e educação, por isso integra a parte de produção artística do Projeto Acorde para Arte.




Elaine Reis, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos, atua como arquiteta, mas vive envolvida em diversas atividades artísticas e culturais. Atualmente cursa Danças Brasileiras e Arte do Brincante para Educadores no Instituto Brincante, na cidade de São Paulo, SP.  Fez estágio em cenografia na Companhia do Feijão. Participou de diversas oficinas e cursos como de confecção e manipulação de bonecos - Companhia Circo de Bonecos - com Cláudio Saltini, oficina de Iluminação cênica em 2009.  Curso de confecção e manipulação de Marionetes, com Paulinho de Jesus, em  2007, e de Cenografia e Figurino no Espaço Cenográfico, em 2006. 
Foi Palestrante sobre a “História do Teatro”, na I Semana da Dança, na Universidade Federal de Viçosa, em 2007.  Atuou como assistente da cenógrafa Duda Arruk no projeto cenográfico, preparação e instalação de cenário para espetáculo teatral “B Encontros com Caio Fernando de Abreu”, no ano de 2006.  Dançou dos cinco aos dezoito  anos na Academia Corpo Ativo, na cidade de Bueno Brandão  -  MG, participando de diversas apresentações e mostras de dança na região.